sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Lédio Carmona fala sobre os times pernambucanos em sua coluna.

Entre os melhores jornalistas e comentaristas do Brasil, Lédio Carmona mais uma vez mostrou que entende muito de futebol e lamentou a situação atual dos clubes pernambucanos em um texto na sua coluna no site da Globo.
Confira:

"Ainda no calor das discussões pós-Brasileirão-2009, muita gente ainda não entendeu o que acontecerá em 2010. Discute-se a questão do Brasileirão-1987, as eleições do Náutico, o preço da castanha, o panetone do Arruda, as chuvas que não param e onde será a festa da empresa no fim do ano. Poucos ainda pararam para debater que não teremos Pernambuco na primeira divisão ano que vem. E isso é lastimável. Tão doloroso quanto o a falta de vergonha do político nacional. Eu diria que no meu Top 5 das tristezas da temporada, aparece, com certeza, a queda em conjunto de Náutico e Sport, fora a permanência do Santa Cruz na Série D.

Logo vai chegar aquele radical e dizer que Náutico e Sport não são grandes. Para mim, são. Tem tradição, tem torcida, tem história. São clubes que geram emoção, paixão, devoção. Recife é uma das poucas capitais brasileiras onde o torcedor local torce pelo time local. Ali poucos são Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco… Eles torcem por Sport, Santa Cruz e Náutico.

Campeão da Copa do Brasil ano passado, dono da melhor campanha na primeira fase da Libertadores-2009, o Sport cai por equívocos políticos e administrativos, agravados (ou expostos) após a terrível saída de Nelsinho Baptista. Quando acordou, em situação complicada no Brasileirão, o time já estava enfraquecido, atolado por jogadores sem comprometimento e ligação com o Leão e sua torcida.

O Náutico, idem. Questões políticas minaram o clube no momento decisivo. Nem o fator Aflitos funcionou esse ano. Fica o legado de Gledson, bela revelação como goleiro. E de uma torcida que, como a do Sport, vai empurrar o time na Série B. E o Santa Cruz, todos sabem, teve média de 30 mil torcedores na SÉRIE D. Os números justificam qualquer saudade.

Que esse trio volte logo ao grupo de elite. Assim como o Bahia. Repito: não teremos Pernambuco no Brasileirão-2010. Isso, sim, é uma lástima. Uma mega-hiper-ultra lástima, já que é tempo de prefixos, sufixos e afins."

Clique aqui para acessar o texto na coluna de Lédio.

0 comentários: