Fala, Artur...


A ditadura contra a festa nas arquibancadas
Antes de falar sobre o péssimo futebol apresentado pelo Sport hoje, tenho que relatar um fato absurdo que presenciei no Pacaembu.
Preparei, ao longo da semana, com o apoio dos torcedores do Sport em São Paulo, uma bonita festa para quando o time entrasse em campo. Compramos centenas de bolas de assopro (bexigas) vermelhas e pretas e encheríamos antes de o time entrar.

Eis que fui surpreendido por um policial militar na minha entrada no estádio. Ele disse que a lei não permitia que eu entrasse com as bexigas e confiscou. Não deu maiores explicações, mesmo eu insistindo em saber o real motivo de eu não poder entrar com algo que pode ser tudo, menos perigoso em um espetáculo de uma torcida.
Tudo bem, não causei maiores problemas e tive que deixar as bexigas. Dentro do estádio, novas repressões. Torcedores que estavam com cartazes foram obrigados a entregá-los aos policiais. Cartazes com saudações a parentes do Recife, sem menção ofensiva alguma (mesmo que isso não justificasse). Os 'homens da lei' disseram que aquilo era inflamável. Ora, acho que até nossas roupas são inflamáveis, não? Se pensarmos desse jeito...

Nos últimos dois anos, já proibiram bandeiras de torcidas, fogos na entrada do time, faixas, e agora até bexigas e cartazes. Qual será a próxima? Vamos ser proibidos de cantar também?
Iremos a um jogo de futebol ou a uma missa?


by Artur Rêgo on 30-09-12 22:00

_________________________________________________________________________________________________



Domingo de Pacaembu
Mais uma vez, vou em busca de uma vitória do Sport fora de casa no Brasileirão. Assim como já fiz contra Santos e São Paulo nesse campeonato, agora vou até o Pacaembu, no duelo contra o Corinthians.
Logo cedo, irei ao estádio comprar o ingresso, e volto às 15h, para ficar em definitivo. O jogo promete, e será dificílimo. Muitos pensam que o Corinthians pode entregar para dificultar a vida do Palmeiras, mas o que vi por esses dias aqui em São Paulo não foi nada disso. Todos - eu disse todos - os corinthianos ainda sentem raiva do Sport devido ao título da Copa do Brasil de 2008 e para eles esse jogo sempre tem um sabor especial.

O Leão, por sua vez, precisa vencer. Considero que nesses dois jogos fora de casa, contra Corinthians e depois Portuguesa (ao qual também irei, quinta-feira), precisamos vencer pelo menos um para manter certa tranquilidade.

Farei uma cobertura completa para o site, com fotos e informações direto do Pacaembu. Depois do jogo, trarei tudo por aqui também. Quem quiser acompanhar tudo ao vivo, direto do estádio, é só me seguir no Twitter (@Artur_Rego). Vamos à luta!


by Artur Rêgo on 30-09-12 00:00

_________________________________________________________________________________________________


Retomando os textos
Durante pouco mais de um mês, o site ficou inativo, como explicamos na última quinta-feira. Com isso, fazia tempo que eu não escrevia por aqui.
Bom, a partir de agora, tudo normal. Textos sempre que der e muita opinião da minha parte por aqui, mesmo que não agrade a todos.

Sobre o Sport no campeonato, desse eu não fiquei longe nem por uma rodada. Assim como toda a torcida está vendo, o time evoluiu nesse segundo turno com a chegada de Waldemar Lemos. Sabe onde está o dedo do treinador nessa história? Repetição da escalação, padrão de jogo, algo que o Sport não teve em momento algum do primeiro turno. Agora, os atletas têm a confiança do técnico e conseguem ter uma sequência. O resultado está aí. Ainda não saímos da zona, mas vamos sair, pois estamos nesse caminho.


by Artur Rêgo on 29-09-12 22:00

_________________________________________________________________________________________________


Será que teremos um "novo" Sport?
Para o jogo contra a Ponte Preta, na noite de amanhã (25), o técnico Vágner Mancini promoverá alterações pontuais na equipe do Sport, desde a defesa até o setor de criação.
Como publiquei há alguns minutos na página principal, teremos Aílson, Rivaldo e Willians no time titular, nas vagas de Edcarlos, Marquinhos Paraná e Felipe Menezes. 

A ideia de Mancini é fazer um "novo" Sport, que marque mais e mantenha a boa produtividade ofensiva. Acredito, porém, que a única mudança indiscutível é a volta de Rivaldo, para o setor mais carente da equipe atualmente. Os outros, Aílson e Willians, não apresentaram regularidade alguma esse ano e por isso não estou convicto que serão alterações que solucionem.

Willians pode até resolver nesse jogo, mas até hoje não mostrou que é um atleta regular e capaz de manter uma boa sequência de partidas. Por isso, continuaria apostando em Felipe Menezes, que teve apenas uma chance como titular. 
Algo que não acontecerá, mas que, na minha opinião, seria benéfico, é a entrada de Henrique. O jogador poderia substituir Marquinhos Gabriel - muito discreto nas últimas atuações - e formar um trio de ataque ao lado de Gilberto e Felipe Azevedo.

Apesar de tudo, inclusive considerando os recentes fracassos rubro-negros, acredito que podemos, sim, sair vitoriosos de Campinas. Vamos acreditar!


by Artur Rêgo on 23-07-12 18:00

_________________________________________________________________________________________________


Semana trágica
Meu último post aqui foi sobre a possibilidade de o Sport fazer história diante do Grêmio. Realmente, eu estava confiante, e fiquei ainda mais depois do grande primeiro tempo que fizemos no Olímpico. No entanto, a mudança de postura da equipe no segundo tempo e a bobeira que deram para Elano fazer a jogada do gol de empate do Grêmio acabaram com o Sport no jogo.

Tudo bem, derrota aceitável, considerando o grande elenco gremista e a força do time em casa. Então, era hora de recuperar os pontos em casa, com a Ilha fervendo e a torcida ainda confiante.

O que acontece? A mesma coisa. Um grande primeiro tempo, Sport abre o placar, e marcando muito bem. No segundo tempo? Virada do Atlético Mineiro, com um Leão totalmente frágil e desconfigurado.
Dessa vez, porém, a tragédia teve um culpado: Vágner Mancini. A mudança do treinador ao longo do segundo tempo, deixando a equipe com apenas um volante destruiu o Sport. Tobi passou a ser único volante e deixou a marcação individual em Ronaldinho para cobrir todo o setor. No primeiro lance de Ronaldinho, ele faz um belo gol. Depois, a goleada foi consequência.

As derrotas devem e têm que servir como lição. Ainda existe uma disparidade enorme diante dos grandes times desse Brasileirão e isso tem que ser respeitado. Acredito em um bom campeonato do Sport, sim, mas há muito para ser mudado para que isso seja colocado em prática.


by Artur Rêgo on 23-07-12 18:00

_________________________________________________________________________________________________


Chegou a hora de fazer história
Batalha dificílima, contra um gigante, que se engrandece ainda mais jogando em casa. Esse é o desafio do Sport nesta quarta-feira, em Porto Alegre. O Grêmio faz um bom Brasileirão e sua torcida está empolgada depois da vitória fora de casa.
No entanto, do outro lado, o nosso Leão também está forte. Um time que fica a cada jogo mais organizado e qualificado, à medida que os reforços vão entrando e Mancini trabalhando a equipe. Estou confiante em uma boa partida do Sport, não sei se conquistaremos pontos, mas daremos trabalho aos gaúchos!

O Sport nunca venceu o Grêmio no Olímpico em jogos do Campeonato Brasileiro, em 17 jogos. Chegou a hora de acabar com esse tabu, vamos engrenar de vez nesse Brasileirão!


by Artur Rêgo on 17-07-12 22:00

_________________________________________________________________________________________________


Estou gostando do Sport
De fato, a torcida do Sport voltou a sorrir. Depois de um primeiro semestre sofrível e de um início de Brasileirão com um elenco meia-boca, a diretoria resolveu investir e Mancini vai dando cara ao seu competitivo time.

Ontem, na Ilha, mais uma boa atuação rubro-negra; não tanto como foi contra o Corinthians, mas agradou, sim. Ofensivamente, a equipe conseguiu criar pelo menos cinco boas jogadas, e duas resultaram em gols. O problema foi a defesa, mas acredito que isso seja mais falha de posicionamento do que deficiência técnica. É claro, porém, que o time ainda carece de um bom primeiro volante e de um zagueiro que traga mais segurança.

Temos que lembrar que ainda tem muito jogador para estrear, o que dará ainda mais qualidade à equipe. Começo a ficar menos preocupado com o rebaixamento e sonhar com algo maior para o Sport. Quem sabe uma vitória contra o Grêmio para dar aquele ânimo à torcida?


by Artur Rêgo on 16-07-12 19:00

_________________________________________________________________________________________________


Retomando a página
Depois de mais de um mês longe dessa coluna, estou voltando, com muito assunto para colocar em dia. Realmente estive com muitas ocupações nas últimas semanas e por isso apenas a página principal estava sendo atualizada diariamente.

A partir de agora, portanto, tudo volta ao normal por aqui, e também na página "Notas ao time".
Hoje, dia importante para o Sport, que enfrenta a Lusa em busca da tranquilidade no campeonato. Até agora, o Leão esteve sempre ameaçado pela zona da degola, mesmo fora dela desde o início da competição. Em caso de vitória neste domingo, isso muda, e o Sport começa a pensar mais alto nesse Brasileirão.
A chegada de reforços foi fruto de muito trabalho - sigiloso e competente - da diretoria, que dá a Vágner Mancini um elenco repleto de jogadores qualificados e com potencial para levar o time rubro-negro a uma bela campanha.

Acredito que até a 13ª rodada, teremos um grupo fechado e o time titular praticamente definido, sujeito a poucas alterações. As vitórias, sem dúvida, serão a melhor maneira de chegar a essa equipe ideal; um bom começo, é hoje contra a Portuguesa. Que cada um faça a sua parte!


by Artur Rêgo on 15-07-12 00:00

_________________________________________________________________________________________________


Bom retrospecto mantido, mas o alerta segue ligado
Parece que tenho mesmo dado sorte ao Sport nos últimos jogos pelo estado de São Paulo. Depois de não perder nenhuma partida que fui ano passado (como falei no post abaixo), o Leão mais uma vez não me decepcionou, dessa vez contra o poderoso Santos, que, mesmo sem contar com as estrelas Neymar e Ganso, possui um dos melhores times do país.
Por pouco não conseguimos a vitória já nos últimos minutos, mas infelizmente novamente a arbitragem nos prejudicou, assim como no duelo contra o Flamengo.

Falando do jogo, ficou claro que o Sport ainda não tem condições de entrar de igual para igual contra a maioria dos times do Brasileirão. Mancini conseguiu ajustar a defesa e posicionou bem a equipe, evitando sofrer gols, o que era de praxe acontecer na 'Era Mazola'. No entanto, não podia fazer milagre sem qualidade no setor ofensivo; a falta de uma meia no time foi notória e prejudicou bastante o Sport. Assim como a bola parada, que podia ser uma opção para chegar ao gol, mas não foi bem aproveitada.

Fiz a minha parte, assim como outros guerreiros que foram até a Vila Belmiro e apoiaram bastante o Sport. Agora, estou esperando a diretoria fazer a dela. Vamos contratar!


by Artur Rêgo on 26-05-12 22:00

_________________________________________________________________________________________________


Rumo a Santos!
Estarei em mais uma jornada para acompanhar o Sport pelo estado de São Paulo. Amanhã, logo cedo, irei para Santos, levar aquela força para o Leão!
Ano passado, fui para quatro jogos do Sport em São Paulo, e em nenhum deles vi o rubro-negro ser derrotado. Na estreia da Série B, fui até Campinas, naquele empate em 1x1 com o Guarani; depois, jogo só em julho, quando conseguimos uma grande vitória sobre o Barueri, já nos minutos finais. Na reta final, dois duelos decisivos, contra Ponte Preta e Portuguesa, empates fundamentais para o nosso acesso.

Na Vila Belmiro, estive apenas uma vez, quando o Sport jogou em 2009; naquele dia, a sorte passou longe do Leão. Depois de perder uma chance incrível de abrir o placar, o Sport sofreu o gol da derrota e não conseguiu reagir.

Amanhã vamos reverter esse retrospecto e conseguir um bom resultado. Estarei lá com a Leões de Sampa e durante e depois do jogo postarei as novidades pra vocês no meu Twitter e nas redes sociais do Sport Recife Notice.


by Artur Rêgo on 26-05-12 22:00

_________________________________________________________________________________________________


O Sport e a Brahma
Não é novidade para mais ninguém que a relação entre o Sport e a Brahma, uma das marcas patrocinadoras do clube, está bastante conturbada. Tudo por causa de um vídeo infantil e preconceituoso, de extremo mau gosto, apoiado pela empresa.
No entanto, apesar de eu achar que o comportamento da torcida em protestar nas redes sociais, boicotar a Brahma em suas páginas no Facebook e Twitter sejam corretos e absolutamente compreensíveis, tem algo que está para acontecer sem necessidade.

A insatisfação de Gustavo Dubeux com a cervejaria pode ocasionar em uma não renovação de contrato entre a empresa e o Sport, por vontade do clube, é bom deixar claro. Ora, não é preciso isso tudo. Tudo bem cobrar atitudes da Brahma para que ela reconheça o erro e se desculpe de forma oficial, mas negar receita por isso? Acho um exagero. 
Cabe à Brahma tentar apagar a sua imagem junto à torcida e ao Sport tratar isso de forma profissional, colocando os benefícios do clube em primeiro lugar.


by Artur Rêgo on 22-05-12 23:00

_________________________________________________________________________________________________


Torcida que emociona
A demonstração de amor dada pela torcida do Sport ao seu clube no último sábado, na estreia do time no Brasileirão, foi algo fora do normal. Depois de perder um título estadual da forma vergonhosa que aconteceu, para um rival que atualmente está na Série C, os torcedores rubro-negros lotaram a Ilha do Retiro no jogo contra o Flamengo.
Quem pensa que a torcida foi até o estádio apenas para assistir à partida e até protestar, está muito enganado. O que se viu foi uma nação que apoiou do início ao fim, criando um clima de decisão na Ilha, mesmo sendo este apenas o primeiro duelo do Brasileiro.

Se a vontade dos dirigentes fosse a mesma dessa torcida, hein...


by Artur Rêgo on 22-05-12 23:00

_________________________________________________________________________________________________


Um novo começo
Espero que não tenha sido só por uma noite. Porém, gostei do que vi diante do Flamengo, assim como a grande maioria das pessoas com quem conversei. Parecia até que os jogadores pensavam que aquela partida, sim, era a decisão do campeonato, disputada uma semana antes de forma bisonha.
O bom futebol e a aplicação dos jogadores apresentados no último sábado ajudam muito Vágner Mancini, que já chega ao clube com um ambiente mais tranquilo e com um bom parâmetro para ser levado em conta de agora em diante.

É bom lembrar, contudo, que só vontade não basta no futebol. A diretoria precisa ter essa consciência, pois é notória a carência de algumas - aliás, muitas - peças na equipe, e principalmente no banco de reservas - deficiência essa última que fez o Sport perder o jogo.
Vamos torcer para que esse novo começo tenha um final feliz, diferente do que temos visto recentemente.

by Artur Rêgo on 22-05-12 23:00

_________________________________________________________________________________________________

Vamos aplaudir até passe errado!
Apesar de os últimos dias não terem sido tranquilos para o torcedor do Sport, esse sábado pode ser decisivo para o começo de Brasileirão do time rubro-negro; pode ser um divisor de águas, vejamos o porquê.

O jogo contra o Flamengo será dificílimo, principalmente porque o adversário tem treinado nos últimos trinta dias visando apenas essa partida, com um foco enorme; além disso, o ambiente na Ilha não está nada tranquilo e qualquer passe errado pode se tornar um martírio para os jogadores do Sport.

Entretanto, o elenco está motivado com a chegada de Vágner Mancini e a equipe escalada por Gustavo Bueno tem tudo para mostrar algo ainda não visto esse ano pelo torcedor leonino: velocidade. Se o que está previsto na teoria der certo na prática, podemos, sim, vencer na estreia. E essa vitória seria fundamental para que a confiança e a auto-estima voltassem a aparecer na Ilha do Retiro. Com isso, teríamos um bom início para Mancini, podendo este iniciar um trabalho com tranquilidade e com um clima favorável.
Portanto, é importantíssimo o apoio da torcida nesse primeiro jogo. É um recomeço. Vá à Ilha, mas vá para apoiar!

by Artur Rêgo on 19-05-12 01:00

_________________________________________________________________________________________________

Vágner Mancini e o Sport, um recomeço para ambos
A chegada de Vágner Mancini ao Sport está cercada de muita expectativa por parte da torcida, mas a verdade é que ela é uma incógnita, para ambos. O Sport vem de um começo de ano desastroso, precisando se reerguer, necessitando praticamente refazer um time às vésperas do campeonato; enquanto Mancini, acumula fracassos nos últimos anos de sua carreira, precisando se reafirmar no mercado e mostrar o seu potencial.

Apesar desse recente histórico do treinador, eu não o considero uma escolha ruim do Sport. Dentro do que o mercado oferecia, ele estava entre as melhores opções. Pelo que já acompanhei do trabalho de Vágner Mancini, ele parece ser bastante sério no que faz e suas equipes costumam apresentar uma boa organização em campo - diferente do que vimos até o momento no Leão esse ano.
É fato que só o técnico não resolve. Vai ser preciso muita ousadia dos dirigentes rubro-negros para que o Brasileirão não seja agoniante para essa torcida, que só merece momentos de glória.
Espero que os torcedores sejam bastante pacientes nesse começo de campeonato, pois o resultado do trabalho do treinador não será imediato, é preciso dar tempo ao seu trabalho. Vamos aguardar.

by Artur Rêgo on 19-05-12 00:00

_________________________________________________________________________________________________

Mazola foi embora. Isso basta?
Está enganado aquele que acredita que a saída de Mazola do Sport é a solução dos problemas do time. Em parte, é, mas está longe de ser a única coisa que o clube precisa para não fazer feio na Série A.

Falei há cerca de um mês por aqui sobre a autodestruição de Mazola, quando ele começou a mudar demais a maneira de o Sport jogar, além de não admitir os seus próprios erros, o que é grave para um treinador. Hoje, ele deixou o clube com essa consciência, tenho certeza, pois ele viu que continuou errando e os seus comandados chegaram à final do campeonato, após 28 partidas no ano, sem um padrão de jogo definido.

Nos próximos dias, a diretoria deve anunciar o novo técnico, alguma coisa deve melhorar na equipe; no entanto, vão ser necessárias outras atitudes para que o panorama do Leão seja outro.
Em primeiro lugar, é preciso ser mais coerente e preciso nas contratações; para isso, precisamos de competência em quem comanda o futebol do clube. Porém, o maior responsável por isso, o diretor remunerado Cícero Souza, não vem correspondendo; muito pelo contrário, acredito que está atrapalhando o futebol rubro-negro.
Digo isso em base das contratações bancadas por ele, que são na maioria jogadores do Rio Grande do Sul, coincidência ou não, seu estado de origem, onde tem contatos com muitos empresários. Espero que o presidente tome coragem para avisá-lo que o Sport não é lugar de apostas, e muito menos barriga de aluguel.
Espero também que o presidente Gustavo Dubeux seja mais atuante no futebol do clube, deixando de lado, pelo menos por ora, a construção da arena e outros objetivos que não estejam diretamente ligados à temporada 2012. É necessário, agora mais ainda devido ao tempo perdido nos últimos meses, que o Brasileirão seja o foco das próximas reuniões.

O tempo é curto, eu diria quase inexistente, mas a inércia, dos que estão assistindo à desastrosa temporada do Sport, uma hora precisa acabar.

by Artur Rêgo on 13-05-12 21:00

_________________________________________________________________________________________________

E o presente da torcida, cadê?
Vou evitar comentar muito sobre a partida de hoje, pois já falei muita coisa no post sobre o jogo (veja aqui), mas uma verdade tem que ser dita: o problema não é/era só Mazola. Claro, vimos um time sem um padrão tático definido - pasmem, na final do campeonato - entretanto, também vimos deficiências técnicas na equipe, e um banco de reservas longe de ser proveitoso para o, agora, ex-treinador rubro-negro.

Não podemos esquecer dos erros cruciais da arbitragem contra o Sport nesses dois jogos decisivos contra o Santa Cruz, mas seria "tapar o Sol com a peneira" definir isso como o principal motivo do fracasso do Leão hoje.

A torcida do Sport merecia muito esse título, só ela, porque fez por merecer. No dia do aniversário do clube, não deixou sequer um lugar vazio na Ilha do Retiro e apoiou o time até quando o adversário vencia por dois gols de diferença. Ficou faltando o presente para ela no dia do seu aniversário. Vamos esperar que ele venha, mesmo que atrasado, nos próximos dias.
P.S.: Esse presente estamos esperando há um bom tempo, senhores dirigentes.

by Artur Rêgo on 13-05-12 20:30

_________________________________________________________________________________________________

#PelaMinhaCasaTudo, um golaço do Sport
O programa social lançado na última quarta-feira pelo Sport (leia mais na matéria na página principal do site), visando ajudar sócios ou até mesmo torcedores comuns a reformarem as suas casas, já é um verdadeiro sucesso. Antes mesmo da primeira reforma, que será na casa da centenária torcedora Dona Maria, a ideia rubro-negra é comentada em todo o país e bastante elogiada.
O Sport inova de uma maneira humana, que visa presentear aqueles que amam o clube e nunca imaginariam receber um presente desse tamanho. Por outro lado, proporciona aos seus patrocinadores uma maneira de expandir ainda mais as suas marcas. Um verdadeiro golaço de Sid Vasconcelos, Gabriel Freire, Jorginho Peixoto e tantos outros integrantes do Departamento de Marketing que estão ligados a esse grande projeto.

O Sport mostra que para pôr em prática uma grande ideia não é necessário que ela seja original. Pelo contrário, o clube usa o bom exemplo que é o quadro Lar Doce Lar, do programa Caldeirão do Huck, mas visando os seus torcedores. Dessa forma, torna-se um exemplo para que essa prática passe a ser vista em outros clubes do país. 

Ponto para o marketing rubro-negro? Que nada, coloca logo três pontos na conta!

by Artur Rêgo on 11-05-12 12:00

_________________________________________________________________________________________________


Contra tudo e contra todos!
É sempre assim, e agora não podia ser diferente.
Mais uma vez, tudo e todos contra o Sport. Não estranho isso, é mais que normal já em Pernambuco.
Ano passado, o Pernambucano escapou, não sei se foi somente pela roubalheira que foi vista na primeira final contra o Santa Cruz, mas isso ajudou o time tricolor, e muito. Dessa vez, estão tentando fazer o mesmo.

Santa Cruz e Náutico, que durante todo o campeonato detonaram a arbitragem local, agora pediram árbitros de Pernambuco para as semifinais. Isso não bastou para que o Santa derrotasse o Leão ontem, mesmo com mais uma atuação bisonha de um juiz do estado.
Mais uma vez, erros absurdos. Eu nunca vi um juiz terminar o jogo quando um time está na entrada da área do adversário; aliás, vi ontem, pela primeira vez. Com menos de 47 do segundo tempo (Neilson Santos prometeu dois de acréscimo), o árbitro estranhamente encerrou o jogo quando Thiaguinho preparava o cruzamento pela direita.
Também acho muito estranho um jogador, que está pendurado com dois amarelos, receber cartão por um lance normal de jogo em sua primeira falta cometida na partida. Pois é, isso aconteceu com Tobi ontem, e o Sport agora perde um dos seus principais homens do sistema defensivo para a decisão.
Por último, o mais absurdo. Nos clássicos em Pernambuco, foi adotado o juiz auxiliar, que corre pela linha de fundo, certo? E por que diabos o pênalti claríssimo em Jael (clique aqui para ver) não foi marcado? Pois é, só os homens de preto que estavam em campo não viram isso, ou fingiram não ver.

Estranho, né? Mas, infelizmente, faz parte. Quem quer ser campeão precisa passar por cima disso. Agora é focar no último jogo para que esse tipo de erro - não duvido que volte a acontecer - não possa atrapalhar o Sport.

by Artur Rêgo on 07-05-12 20:00

_________________________________________________________________________


Eu acho é pouco!
Semana passada, eu alertei sobre o golpe que a união entre o clube do canal e o da Rosa e Silva estava mais uma vez pensando em dar no Sport. Basta o Leão entrar no caminho deles que os nervos do lado de lá ficam à flor da pele, e eles tentam levar isso para dentro de campo. Depois de um campeonato manchado pelas polêmicas envolvendo a arbitragem, apenas o Sport pediu que os árbitros da fase final fossem de outros estados.

Claro, como minoria, o clube rubro-negro não foi atendido, e a vitória já era comemorada lá pela Rosa e Silva...
Até que, depois do jogo de ontem, pasmem! Alvirrubros berrando e soltando o verbo em todos os meios de comunicação, atacando a arbitragem e a FPF. Como assim? O combinado deles não foi atendido? Em parte, sim; faltou apenas avisar ao árbitro para ele dar aquela ajuda extra ao Náutico. No começo, ele até tentou, amarelando o time inteiro do Sport. No final, deixou de expulsar Souza e Derley, o que prejudicaria bastante o Náutico para o jogo da volta.
Na parte técnica, Ricardo Tavares esteve muito bem, marcando dois pênaltis claros para o Sport e não assinalando uma penalidade inexistente para o Timbu. Na questão disciplinar, pecou pelo início do jogo, quando distribuiu cartões amarelos em excesso para o Sport e, depois, por ter mostrado o amarelo injustamente a Renê, deixou de expulsá-lo, o que não seria absurdo. Ele corrigiu um erro com outro. 
Porém, os alvirrubros estão esquecidos que Derley comandou a arbitragem durante todo o jogo e não recebeu o cartão vermelho apenas por opção do árbitro, cujo erro mais grave foi não ter expulsado esse atleta que deixa o seu bom futebol de lado em campo para tentar apitar. Ainda cabia a expulsão de Souza, que entrou criminalmente em Rivaldo nos minutos finais.

Enfim, o discurso mudou. Não o do Sport, que mantém a sua postura em defender a arbitragem de fora. No entanto, as comadres agora mudaram de lado, foram para o lado que defendiam antes de enfrentar o Sport. Perceberam que não é com ajuda, assim como aconteceu ano passado, que vão ganhar o campeonato.
Sabe o que eu acho? Eu acho é pouco.

by Artur Rêgo on 23-04-12 23:00

_________________________________________________________________________________________________


Tempestade em copo d'água
A imprensa adora o Sport. Fale bem ou fale mal (o que acontece na maioria das vezes), está sempre falando. Hoje, resolveram demonizar o departamento de comunicação do clube depois da medida anunciada - sobre as regras para a imprensa, conforme publiquei no site. Até repórter ameaçando diretor de futebol apareceu por aí.

Essa revolta de parte da imprensa não é nada mais que uma tempestade em copo d'água. O clube não fez nada além de profissionalizar a comunicação entre jogadores/comissão técnica e jornalistas. Inclusive não se trata de uma decisão autoritária, já que os jogadores que concederão entrevista serão escolhidos pelo clube, mas com o aval dos setoristas que cobrem o Sport.
Em relação a Mazola, é uma medida completamente cabível o treinador falar com a imprensa apenas uma vez na semana, já que o Sport jogará apenas aos domingos até o final do Estadual. 

Sabem qual é o grande problema? O Sport, de fato, é quem dá audiência em Pernambuco, e essas medidas diminuem o número de especulações e o desgaste que parte da imprensa procura fazer em relação ao clube. É fato, a imprensa adora o Sport!

by Artur Rêgo on 17-04-12 23:30

_________________________________________________________________________________________________


Abre o olho, Dubeux! 
Parece que estão fazendo de tudo para que a manobra feita ano passado, quando o título pernambucano foi retirado do Sport, seja repetida esse ano. Naquela ocasião, o Sport foi "assaltado" pelo Senhor Cláudio Mercante (juiz da Federação Pernambucana de Futebol) no jogo de ida da final, contra o Santa Cruz, na Ilha do Retiro; com o resultado da primeira partida, o título ficou distante e de fato foi perdido.

Agora, a história é a mesma, com capítulos e personagens diferentes. Depois de criticar duramente a arbitragem pernambucana durante toda a primeira fase do Estadual, pedindo até a prisão de árbitros, o Náutico resolveu pedir arbitragem local para a fase final da competição, contando com o apoio do seu coirmão Santa Cruz. O motivo? Só os cartolas do lado de lá devem saber, mas coisa boa eu sei que não é. O clássico de ontem foi um exemplo disso, onde o árbitro Neilson Santos errou demais o jogo inteiro, irritando time e torcida do Sport.
Sabendo da fragilidade da arbitragem pernambucana, o presidente alvirrubro resolveu fazer um acordo com Gustavo Dubeux. Soube hoje que os dois decidiram por arbitragem local para o jogo de ida, que será nos Aflitos, e um juiz de outro estado para a partida da Ilha. Ora, sabe-se que é muito arriscado colocar árbitros que já provaram não ter condições de apitar partidas importantes em uma semifinal do Pernambucano; para o Náutico, será muito vantajoso, pois terá a torcida para pressionar o coitado do juiz o jogo inteiro e, quem sabe, contar com aquela ajudinha que lhe é peculiar.

Não sei se o que vem ocorrendo é má intenção da arbitragem local, isso não se pode afirmar sem provas, mas de fato o quadro de árbitros de Pernambucano é mal preparado, sendo inadmissível que, após uma primeira fase tão polêmica, tal risco volte a existir. 
Então, abre o olho, Dubeux, é bom lembrar o que já ocorreu ano passado.

by Artur Rêgo on 16-04-12 23:00

_________________________________________________________________________________________________


Tarde demais...
A vitória contra o Santa Cruz, ontem, foi realmente merecida pelo Sport, e ficou até barato para o time do canal. O Leão foi dono do primeiro tempo, quando podia, pelos menos, ter aberto uma vantagem de três ou quatro gols de diferença. Na etapa final, a equipe recuou, mas esteve bem postada defensivamente e praticamente não sofreu sustos após o gol adversário.

No entanto, teve algo que me deixou pensativo no jogo. O Sport entrou em campo com muita vontade, determinado a conseguir o resultado, mesmo se tratando de uma partida em que a vitória não era o único resultado que interessava ao Leão. Sabe o que eu não entendi? Por que não entrou assim contra o Paysandu? 
Contra o time paraense, o Sport entrou apático, errou passes como jamais havia acontecido nesta temporada, e o resultado eu prefiro nem voltar a comentar. 

Pois é, Sport, tarde demais... Que a lição fique para o que vem por aí!

by Artur Rêgo on 16-04-12 22:00

_________________________________________________________________________________________________


A autodestruição de Mazola
Quando o Sport conseguiu o acesso à primeira divisão, na última rodada da Série B do ano passado, fui a favor da permanência de Mazola como técnico. Por uma questão de gratidão, o treinador merecia uma chance para começar um trabalho desde o início e mostrar o seu potencial.

Mesmo com o início conturbado no Estadual, com alguns tropeços incomuns, continuei defendendo Mazola, pois era normal o time ainda não estar na sua melhor forma, depois de tantas mudanças na equipe e a condição física dos atletas ainda fora do ideal.
Aos poucos, o futebol do Sport cresceu, ainda longe do desejável para um time que vai jogar o campeonato mais disputado do mundo esse ano. Mesmo com a defesa ainda sem apresentar a segurança necessária, o ataque, porém, ia dando conta e levando o Sport a cinco vitórias consecutivas e a uma longa série invicta.

Eis que Mazola começa a sua autodestruição, à qual me refiro no título do texto. O treinador mudou o esquema da equipe de forma inexplicável e modificou completamente a sua forma de jogar, interrompendo o padrão tático que começava a surgir. Com improvisações malucas e várias mudanças no time entre um jogo e outro, o Sport começou a se perder, culminando na desastrosa partida contra o Paysandu. 
A falta de critério do treinador surpreendeu a todos. Jogadores que não estavam sendo relacionados passaram a ser titulares, e alguns que estavam bem na equipe deixaram de ser relacionados. Além disso, erros como manter o 3-5-2 - esquema impraticável com o elenco atual, o que foi comprovado nas atuações - e improvisar jogadores em posições inéditas para eles, contribuíram consideravelmente para a queda de desempenho do Sport.
Mazola passou então a não aceitar as críticas ao seu trabalho. Sempre na defensiva nas entrevistas, o treinador criou um clima ruim com a imprensa. A humildade, característica que demonstrava ter, passou a faltar ao técnico. 

O ápice da sua autodestruição veio na última quarta-feira. Depois de um jogo no qual começou com três volantes e terminou com três atacantes e apenas um volante - algo que foi promovido quando o placar ainda estava no 0x0 - Mazola concedeu uma entrevista coletiva na qual se livrou de qualquer culpa. 
Foi com suas palavras que ele agora corre o risco de perder o que tem de mais importante: o grupo em suas mãos. Na entrevista, ele expôs publicamente o garoto Renê, pôs em xeque a qualidade do elenco e culpou até a imprensa pelos seus erros de escalação. Algo que deveria ser pensado antes de sair da boca de qualquer treinador.
Para completar, hoje ele voltou a criticar imprensa e torcida e até chamou de pessoas "sem cérebro" aquelas que disseram que ele expôs o grupo, o que ficou bastante claro naquela entrevista.

Bom, depois de tudo isso, acredito que nem preciso dizer o que acho da permanência de Mazola.

by Artur Rêgo on 13-04-12 23:00

_________________________________________________________________________________________________


Na Ilha, a ilusão permanece
Quando a vitória acontece, geralmente cada um tem a sua participação, o técnico, os jogadores, entre outros. Na derrota, o mesmo deve ser considerado, e é o que aconteceu na eliminação vergonhosa do Sport para o Paysandu na noite de quarta-feira. Todos tiveram a sua parcela de culpa, desde os jogadores até a diretoria rubro-negra.

O problema maior, agora, não é a eliminação em si, mas o que está acontecendo no clube. Cada um deveria assumir a sua culpa e fazer por onde reverter a situação, mas, infelizmente, não é isso o que estamos vendo. Começou na entrevista de doer os ouvidos do técnico Mazola logo depois do jogo; continuou com a omissão da diretoria e presidente no dia seguinte; e permanece com a normalidade com a qual tudo isso está sendo encarado na Ilha.
Mazola distorceu completamente o que foi visto durante o jogo. Ele falou de tudo, menos dos próprios erros; expôs até o grupo, e até alguns jogadores em particular, mas não fez uma auto-crítica.
Gustavo Dubeux apareceu na imprensa apenas para garantir a permanência do treinador no cargo, mas, assim como a diretoria de futebol, não reconheceu o fracasso das contratações feitas e a lentidão em tentar reverter isso às vésperas da estreia na Série A.
Alguns jogadores, por sua vez, resolveram ir trabalhar nesta sexta-feira acompanhados de filho e sobrinho, como foi o caso de Marcelinho Paraíba e Jael, procurando desviar o foco da crise. Em vez de assumirem o compromisso de dar a volta por cima, estão querendo instaurar um clima de tranquilidade, como se tivessem passado de fase na Copa do Brasil com um futebol de encher os olhos.

Portanto, eu não estou preocupado em não jogar mais a Copa do Brasil esse ano; os erros aconteceram e não podemos ficar lamentando, é seguir em frente. Preocupante, sim, é ver a inércia dos que fazem o Sport Club do Recife atualmente.

by Artur Rêgo on 13-04-12 22:00

_________________________________________________________________________________________________

Os destaques da vitória de hoje
Mesmo com o Sport bastante desfalcado, o jogo de hoje, contra o Porto, serviu para que alguns jogadores fossem observados, inclusive positivamente.
Primeiramente, gostaria de ressaltar os pontos fracos da equipe, que mais uma vez foram as falhas de marcação. Desde a contusão de Hamilton, o time ainda não encaixou defensivamente; o esquema de três zagueiros, mais uma vez, não deu a segurança devida à equipe. Naldinho e Rivaldo dão qualidade ao passe, mas não tem o mesmo poder de marcação de Hamilton. Entre os zagueiros, Tobi esteve bem na sobra, mas Bruno Aguiar e Edcarlos apresentaram lentidão na hora de dar combate.
Positivamente, podemos destacar o poder de criação do time, mesmo sem contar com Marcelinho Paraíba. Marquinhos Gabriel fez uma boa partida, inclusive com um belo passe para o gol de Jheimy, e mostrou que rende mais como meia do que como ala. A movimentação de Ruan também foi importante para as jogadas de ataque, assim como o bom desempenho de Jheimy, que já briga por uma vaga no ataque titular.
A entrada de Milton Júnior também foi importante para o Sport, que voltou a ter a posse de bola no final do jogo; o meia ainda marcou um belo gol, mostrando a Mazola que tem qualidade para entrar no decorrer dos jogos, ao contrário do que vem acontecendo.
Cabe agora, a Mazola, conciliar a volta dos jogadores que estavam suspensos com os destaques do jogo de hoje. Uma boa dor de cabeça para o treinador.

by Artur Rêgo on 08-04-12 19:30

_________________________________________________________________________________________________

Os erros de Mazola
Mazola errou demais ontem. Desde a escalação inicial até as improvisações infelizes que promoveu durante o jogo.
O time que foi a campo já começou errado por ter sido escalado no 3-5-2. Se você não tem alas com características bastante ofensivas, esse esquema é um suicídio. É o caso do Sport. Moacir é um bom marcador, mas apoia mal - apesar de ter feito o contrário ontem - e Marquinhos Gabriel fica perdido na posição. Se era para entrar nesse esquema, pelo menos deixasse Bruno Aguiar na equipe, pois ele vem se destacando, ao contrário de Tobi, que foi o escolhido e fez um péssimo jogo.
Dessa forma, a ligação direta era a única maneira de levar a bola ao ataque, mas isso nunca dá certo, e ontem não foi diferente. O Paysandu teve a posse de bola no jogo e foi pra cima do Sport. O Leão, congestionado no sistema defensivo, parecia perdido em campo, e viu o seu adversário jogar como quis. Os três zagueiros escalados por Mazola jogaram em linha, o que só facilitou o trabalho dos atacantes paraenses. Diogo, pesado e campeão em erros de passe, era driblado sem muito esforço; ele ganhou a vaga de Naldinho, que apresentou um bom futebol nas últimas duas atuações como titular e foi sacado do time sem critério.

Durante a partida, Mazola voltou a errar. Passou a equipe para o 4-4-2, mas da forma menos inteligente possível. Marquinhos Gabriel saiu do time, até aí tudo bem. Porém, quem passou a fazer a lateral-esquerda foi Edcarlos, sim, o zagueiro. Opção sem lógica alguma, já que Renê, garoto que é o destaque do Sport no ano, estava no banco. Resultado: a posição ficou ainda mais ineficiente.
Depois, Marcelinho foi substituído. Certo, ele não fazia um bom jogo, mas quem é o único que tem salvado o Sport em praticamente todos os jogos? Quem é o homem da bola parada? Sem ele, o time até não perdeu em qualidade ofensiva, mas nas bolas paradas não teve êxito com Moacir (isso mesmo, ele passou a bater escanteio) e ninguém soube decidir até o apito final.

Vai ser preciso corrigir muitos pontos da equipe para o jogo da volta. Todos os torcedores e jornalistas já perceberam que o 3-5-2 é impraticável com o elenco do Sport, agora só falta Mazola enxergar isso, se não quiser ser derrubado por ele.

by Artur Rêgo on 05-04-12 12:30

_________________________________________________________________________________________________

Noite nada feliz
Na noite de ontem, o Sport fez a sua pior partida - na questão defensiva - na temporada. Todo contra-ataque do Paysandu era um sufoco. Se Magrão não estivesse em uma noite inspirada, com direito a defender pênalti, a goleada teria sido histórica e humilhante.
No ataque, o time dependeu de alguns lampejos de Moacir e Willians. Marcelinho foi bem marcado e pouco produziu, até nas bolas paradas. Com três zagueiros, praticamente toda a equipe partia para o ataque e, com os erros de passe que se tornaram constantes, a resposta do Papão era perigosíssima.
O jogo poderia ter terminado empatado, pois o Sport teve o azar de acertar o travessão em duas oportunidades, mas também poderia ter sido uma goleada do time da casa, que encontrou espaços de sobra na defesa rubro-negra.
Alguns jogadores como Tobi, Diogo e Rivaldo tiveram uma noite desastrosa, mas a bagunça da equipe em campo foi o que surpreendeu.

Se sábado o Sport deu um chocolate no Serra, na verdadeira Páscoa quem quase levou um chocolate pra casa foi o Leão.

by Artur Rêgo on 05-04-12 12:00

_________________________________________________________________________________________________

Chocolate na Ilha...
A pontaria dos atacantes do Sport não têm sido o forte nesta temporada. Apesar de ter o melhor ataque do Pernambucano, o time rubro-negro desperdiça inúmeras chances, em todos os jogos. Hoje, contudo, foi diferente. Quatro atacantes distintos marcaram gols e o Sport deu um verdadeiro chocolate no Serra Talhada.
O primeiro tempo foi fraquinho. O time abdicou da posse de bola para tentar as ligações diretas, insistiu nisso e não funcionou. Ainda bem que no intervalo Mazola corrigiu, porque era notória essa deficiência (desnecessária) do time. Desnecessária porque ela não acontecia por méritos do Serra Talhada, e sim porque os jogadores rubro-negros que deveriam buscar jogo simplesmente viravam as costas para Magrão.
Quando voltou do intervalo, o Sport teve a postura correta. A posse de bola ajudou demais o time na construção da goleada, pois os atletas, com a bola no pé, apenas esperavam o momento certo para atacar, sem facilitar para os zagueiros adversários, que no primeiro tempo ganharam todas de Jael pelo alto.
Um ponto a se destacar negativamente foi a pouca participação dos alas ofensivamente, pois isso deveria ter sido bastante explorado no esquema utilizado. Thiaguinho e Marquinhos fizeram uma partida fraca, e novamente a criação ficou nos pés de Marcelinho Paraíba. A melhora veio quando Ruan e Jheimy entraram, pois o time ganhou em velocidade e teve mais opções para atacar.
A vitória de hoje foi muito importante; deu moral ao grupo nessa importante semana de Copa do Brasil e manteve o Leão inalcançável na liderança do Pernambucano.

Agora é torcer para que o chocolate se repita na semana da Páscoa...

by Artur Rêgo on 31-03-12 23:00

_________________________________________________________________________________________________

Bola cheia do marketing rubro-negro
A diretoria de marketing do Sport segue acertando em cheio na expansão da marca do clube. Agora, novamente em parceria com a Lotto, foi inaugurada mais uma loja oficial rubro-negra. 
A importância da nova Espaço Sport é o fortalecimento da marca do clube, principalmente no Recife. Com isso, vem o aumento da receita oriunda da venda de produtos licenciados e o crescimento de um mercado consumidor para o clube.
A localização da loja também foi uma bola cheia, pois está em uma das principais avenidas da cidade, em uma das suas áreas mais nobres, que é ponto de passagem de dezenas de milhares de pessoas diariamente.
Vale lembrar que, em paralelo ao lançamento da Espaço Sport, o Sport vem inaugurando quiosques oficiais em todos os shoppings do Recife, outro fato positivo. 
Desde a gestão de Milton Bivar, é notório o crescimento do clube na área. Parabéns ao marketing rubro-negro!

by Artur Rêgo on 29-03-12 13:00

_________________________________________________________________________________________________

Vitória merecida
O placar do jogo contra o Ypiranga não reflete bem o que foi o jogo. O Sport merecia, no mínimo, vencer por dois gols de diferença, o que acontecia até os últimos minutos da partida, quando o time adversário conseguiu o seu gol de honra. Foi a única chance do Ypiranga no jogo.
Mesmo com um esquema que eu não sou muito adpeto, o 3-5-2, o time rubro-negro conseguiu se impor no jogo. Teve a posse de bola e criou as melhores chances. No entanto, o melhor momento do Sport em campo foi quando Mazola colocou o time no 4-4-2, substituindo um zagueiro por um atacante. Foi com essa formação que a equipe conseguiu fazer dois gols e ainda acertar a trave em duas oportunidades, fora alguns gols desperdiçados.
Ressalto na vitória de ontem o oportunismo dos atacantes Willians e Jheimy, que não têm acertado o pé ultimamente, e o bom futebol de Marcelinho Paraíba, que voltou a aparecer. As entradas de Renato e Marquinhos Gabriel nas alas também foram importantes para dar mais opções de jogo ao time.

by Artur Rêgo on 29-03-12 12:30

_________________________________________________________________________________________________

O lado positivo do clássico
Mesmo quando o resultado não é o esperado, e muito menos o futebol jogado, temos sempre que procurar extrair algo de bom das partidas.
Hoje, aproveito para destacar a personalidade do garoto Renê. Recém-promovido das categorias de base e destaque do Sport na temporada, Renê mostrou que a camisa do Leão não está pesando, até mesmo em clássicos. Contra o Náutico, foi muito bem defensivamente, mas não ficou lá atrás; apareceu para o jogo e, por um pouco de insegurança, não deixou a sua marca ainda no primeiro tempo.
Acredito que Renê possa ser uma das válvulas de escape de Mazola em jogos que Marcelinho não consiga produzir, até porque a lateral-direita não tem conseguido acrescentar muito ofensivamente.
O garoto tem futuro, vale a pena investir nele.

by Artur Rêgo on 25-03-12 20:00

_________________________________________________________________________________________________

Replay?
Já está virando rotina o que eu escrevo aqui na coluna. Semana passada, falei da "Marcelinho dependência", hoje vou ter que falar de novo.
Enquanto Marcelinho teve fôlego para fugir da marcação, o Sport até criou alguma coisa diante do Náutico, faltou mesmo foi pontaria para a bola entrar ainda na primeira etapa. No segundo tempo, veio a catástrofe, e com ela a evidência desse grave problema do time.
A catástrofe à qual eu me refiro não foi o resultado, que acabou sendo bom, mas sim o fraco futebol da equipe. Ficou claro mais uma vez que o Sport está pagando por não ter contratado peças ofensivas de qualidade, para a articulação de jogadas. A diretoria apostou apenas na boa fase de Marcelinho, o que não garante o sucesso em todos os jogos.
Enquanto não tem um elenco que lhe dê variações de jogo e boas possibilidades de armar a equipe, Mazola não pode ser culpado por exibições fracas como essa de hoje.

Fica o alertar, mais uma vez, para a dura competição que o Sport tem pela frente. Já é tempo de contratar, o Brasileirão está logo ali.

by Artur Rêgo on 25-03-12 20:00

_________________________________________________________________________________________________

Chaveamento Copa do Brasil
Gosto sempre de analisar as chaves da Copa do Brasil, para saber o caminho de cada time na competição, principalmente o do Sport. Esse ano, porém, está difícil de encontrar esse chaveamento, procurei em vários sites e o único que achei foi um da CBF, mas muito ruim para ler e que não pode ser editado.
Resolvi, portanto, fazer um arquivo simples, mas com o chaveamento completo da Copa do Brasil desse ano; no arquivo, também coloquei as datas das fases. Estou disponibilizando aqui para vocês dois arquivos, um em PDF, e outro em Excel, pois é bom ir preenchendo os espaços vazios da tabela ao longo do campeonato.

Para fazer o download dos arquivos, é só clicar nos links abaixo.


by Artur Rêgo on 23-03-12 19:30

_________________________________________________________________________________________________

Melhor deixar para domingo
Semana de clássico contra o Sport no clube da Rosa e Silva significa a "semana do ano" pra eles. É incrível como a rotina naquele clube muda, como a diretoria fica preocupada e a torcida tensa. O resultado é que eles tentam passar esse clima pra Ilha do Retiro, onde essa semana é encarada como outra qualquer.
O dirigente alvirrubro Armando Ribeiro já soltou o verbo para tentar desestabilizar o clima no Sport, provocando Guilherme Beltrão a todo instante. Beltrão se defendeu das acusações e foi muito correto, criticando toda a lambança da FPF ultimamente, em relação à omissão da federação em julgar casos como o do técnico Waldemar Lemos, que merecia uma severa punição e nada aconteceu.
Armando hoje foi mais além, já falando dos atrasos dos jogadores do Sport nos treinos, fato que ele deve ter ouvido na imprensa e pensado besteira pra falar.
Por enquanto, Beltrão está em silêncio, e é melhor que seja assim mesmo. A melhor resposta que o Sport pode dar é dentro de campo, domingo, dentro (da Casa Ro...) da casa do adversário.

by Artur Rêgo on 21-03-12 14:00

_________________________________________________________________________________________________

É bom abrir o olho...
O empate contra o Salgueiro mostrou mais uma vez uma deficiência clara no time do Sport: a falta de criatividade da equipe quando Marcelinho é bem marcado. Quando ele joga solto, o time joga bem, como venho destacando, mas se alguém "cola" nele, complica.
Para o Pernambucano, não há muito o que fazer, apenas trabalhar com as peças que já estão no elenco, porque o regulamento não permite novas contratações. Para a Copa do Brasil e Brasileiro, porém, é bom a diretoria começar a agir. Não é porque as inscrições para o Estadual acabaram que é preciso encerrar o ciclo de contratações; muito pelo contrário, reforços já deviam estar chegando para adquirir a melhor forma física e ganhar ritmo de jogo durante a Copa do Brasil.
Fica evidente que a contratação de Julinho foi no desespero, pois era a última opção da lista rubro-negra. Para a meia, absolutamente ninguém foi contratado, tanto que Mazola tem precisado utilizar Renato nessa função. Um segundo atacante, que jogue pelas pontas, também é fundamental no elenco, mas nomes tampouco são especulados.
Vamos abrir o olho, diretoria, porque o campeonato mais difícil do mundo vem por aí.

by Artur Rêgo on 17-03-12 22:00

_________________________________________________________________________________________________

O caminho foi aberto
Falei ontem por aqui sobre a importância de começar bem a Copa do Brasil, e começamos! Não no futebol, que ficou bastante aquém do que o Sport pode produzir em campo, mas no resultado. Foi importantíssimo passar logo da primeira fase, afastando qualquer zebra e, o mais importante, eliminando o jogo da volta, de maneira que o grupo terá um bom descanso na próxima semana.
Independente da fragilidade do adversário, o Sport, apesar de ter começado mal o jogo, teve foco. Mesmo à frente do placar, correu muito atrás do segundo gol nos últimos minutos, e isso mostrou que os jogadores não estavam acomodados.

A verdade é que o caminho foi aberto, agora vamos fazer por onde abrir as próximas portas, em busca do título. Rubro-negro tem que pensar grande!

by Artur Rêgo on 15-03-12 18:00

_________________________________________________________________________________________________

Sim, vamos acreditar!
Começa hoje mais um sonho meu e de todos os torcedores rubro-negros: a conquista da Copa do Brasil. Nada como conquistar mais um título nacional e garantir vaga na Taça Libertadores do próximo ano.
Mas vamos com calma, o caminho é longo e bastante complicado. No entanto, acreditar é possível e real.

Lembro bem de uma entrevista de Nelsinho Batista, logo depois do título de 2008, em que ele disse que a conquista começou no primeiro jogo da primeira fase; ali, o grupo já entrou em campo focado, após uma conversa no vestiário na qual todos pregaram a importância de pensar jogo a jogo.
O Sport não brilhou na estreia daquele ano, foi difícil arrancar um empate no Maranhão. Por isso, temos que ter paciência hoje à noite e, independente do resultado, continuar apoiando e acreditando. Aos jogadores, cabe entrar com o mesmo espírito, Magrão já pediu isso ao elenco - ao lado de Saulo, é o único remanescente daquele grupo campeão.
Ter humildade e ao mesmo tempo entrar em campo procurando definir logo a passagem para a próxima fase, esse é o lema.

Jogadores, tenham uma certeza: se a parte de vocês for feita em campo, que é lutar e entrar no jogo com determinação, a torcida do Sport vai chegar junto. E quando ela chega, é pra valer, que o diga os adversários de 2008!

by Artur Rêgo on 14-03-12 01:00

_________________________________________________________________________________________________

Ponto pra diretoria
Ao meu ver, a diretoria do Sport acertou mais uma vez hoje na questão disciplinar do elenco. Aplicou multas a Jael e Renato por terem faltado ao treino de ontem, com total razão.
Faltar a treino sem avisar anteriormente à comissão técnica e diretoria é algo grave e que deve ser reprimido quando acontece. Tem gente que prefere uma conversa para que fique tudo bem, mas eu sou do tipo que defende a multa, é um recurso disciplinar.
Atletas que recebem em dia (já receberam a premiação pela vitória contra o América) não podem causar esse tipo de situação. Que sirva de exemplo para os demais!

by Artur Rêgo on 12-03-12 21:00

_________________________________________________________________________________________________

Por que ainda tem torcedor pedindo isso?!
Sempre que o Sport vence e joga bem, eu penso: "Bom, agora acabou". Mas ainda não foi desta vez. Mesmo o Sport apresentando um futebol convincente (mais uma vez), tem torcedor pedindo a cabeça de Mazola por aí. E eu garanto a você, não são poucos, viu? O que tem de "twitteiro" de plantão criticando o treinador não cabe nessas linhas.
O que me impressiona é que os argumentos são sempre os mesmos: "Mazola não tem a menor experiência pra ser treinador de Série A!", "Ah, é ganhando do América que vocês vão dizer que Mazola é treinador pro Sport?". E se não for ganhando dos times do Pernambucano, ele vai provar como? Se outro treinador viesse, ele provaria como? É muita injustiça, ainda, dizer isso, pois Mazola ganhou todos os clássicos que disputou e, o mais importante, com o time jogando bem.
Pra falar a verdade, fazia tempo que eu não via um Sport com tanta pegada, com tanta determinação em campo. Isso é trabalho de treinador, que tem o grupo na mão e sabe motivá-lo.
Quanto à questão tática, o começo do campeonato não podia servir muito de parâmetro, mas agora que tudo se estabilizou, vê-se um time jogando compacto, criando inúmeras chances de gol durante as partidas e adquirindo um padrão de jogo. São oito jogos consecutivos sem derrota e agora o time conquistou a merecida liderança da competição.

É número demais a favor de Mazola, acho que é isso que os críticos não aceitam!

by Artur Rêgo on 11-03-12 01:00

_________________________________________________________________________________________________

Sejam bem-vindos! 
Decidi fazer essa área no site para criar mais uma maneira de interagir com aqueles que acompanham o nosso site. Acredito que é importante mostrar a vocês o meu ponto de vista sobre o que está acontecendo no clube, não só relatando as notícias na página principal.
Espero que participem sempre.

Um abraço e saudações rubro-negras,
Artur Rêgo.

by Artur Rêgo on 11-03-12 00:00:00 

1 comentários:

Anônimo disse...

Saiba um pouco mais sobre o que acontece no Sport Club do Recife nas análises críticas de Artur Rêgo.